domingo, 7 de março de 2021

Leiturtugas #92

Ora cá deveríamos ter a última das notas sobre Leiturtugas que incluem material de 2020. Mas como também há material de 2021 a registar, vamos a ele primeiro e deixemos 2020 para mais tarde, pode ser? Vamos lá.

E como em semanas anteriores, o primeiro dos participantes oficiais a chegar foi o Marco Lopes, trazendo mais um livro do Filipe Faria. Se na semana passada tinha sido o 5º volume das Crónicas de Allariya, nesta foi o sexto, O Fado da Sombra, publicado pela Presença em 2009. Mais uma vez nada nele existe de FC, pelo que o Marco passa a 0c6s.

Dias depois surgiu a Cristina Alves com a sua opinião sobre o mais recente livro de António Ladeira, Montanha Distante, publicado em final de 2020 pela On y Va. Trata-se desta vez de um romance, mas mantém as características dos livros de contos, ou seja, é uma FC distópica. E a Cristina passa assim a 3c5s.

Também a Tita apareceu nas lides esta semana, publicando uma opinião exclusivamente em vídeo sobre o livro que ganhou no sorteio de fevereiro, o conto O Último Extraterrestre, de Jorge Borbinha. Publicado no ano passado pela Imaginauta, é um livrinho de FC, pelo que a Tita estreia o ano com 1c0s.

Mas nem só de oficiais se fez a semana, pois desta vez também tivemos umas quantas opiniões vindas de outros sítios.

Como por exemplo da Inês Montenegro, que falou sobre um romance lésbico de fantasia de Diana Pinguicha, publicado no ano passado em inglês pela Entangled e intitulado A Curse of Roses.

Ou do António Bizarro, que escreveu sobre um conto premiado de Mónica Cunha, publicado também no ano passado pela Imaginauta e pelo Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction: Projecto: MOTHER. Este é ficção científica.

Ou da Ana, que refletiu sobre uma coletânea de Pedro Rodrigues inspirada em Carroll e nos contos de fadas: Alice do Lado Errado do Espelho. Também é de 2020 e saiu pela Cultura. Não parece conter nenhuma FC, mas tem fantasia com fartura.

Bem. 2020. Olhem, sabem que mais? Este post já ficou longo mesmo só com o material desta semana, que foi bastante movimentada. E se deixássemos o que resta de 2020 para uma semana mais fraquinha? Hm? É boa? Então está combinado.

E até para a semana.

2 comentários:

  1. "publicado também no ano passado pela Imaginauta:" e pelo The Portuguese Portal. É resultado de uma parceria. :)

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.