quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Mário-Henrique Leiria: O Desaparecimento

Não será surpresa para ninguém se eu disser que este conto/fragmento de Mário-Henrique Leiria, intitulado O Desaparecimento (bibliografia), tem por tema... um desaparecimento. Um desaparecimento de eminente importância. O desaparecimento de A Velha, assim mesmo com artigo e alcunha em maiúsculas. Mas quem diabo, perguntarão vocês, é A Velha? Bem...

Não sei ao certo, mas diz-me o nariz que cheira a Salazar. Ou a algum líder genérico e geriátrico (e xexé) da ditadura, que o narrador destas histórias sobre o mundo de Josela vai ser encarregado de encontrar, que o seu desaparecimento é assunto de alta importância para a segurança nacional, e encontra a jogar às cartas em casa das tias. Uma velha, em suma. Uma velha birrenta e muito velha.

Esta é uma história que faz lembrar sobretudo os Contos do Gin, política de princípio ao fim, com o surrealismo típico das histórias de Josela, sim, mas com muito pouca da sua ficção científica. Divertida como todas as outras, e tão boa como as outras, mas um tudo-nada menos memorável porque se lê em parte como coisa já vista noutros livros do autor.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.