sábado, 28 de novembro de 2020

Stepan Chapman: A Obscura História da Medicina do Século XX

De longe o texto mais extenso que se pode encontrar neste volume, um de apenas dois que atingem o tamanho de noveleta, A Obscura História da Medicina do Século XX (bibliografia) é precisamente o que o título sugere: uma história, apesar de tudo breve, da medicina ao longo do século XX. Não da medicina, claro. Da medicina excêntrica e desacreditada. Da medicina obscura, segundo uma das duas interpretações possíveis da ambiguidade do título original, que desaparece no traduzido (o qual escolhe a outra interpretação).

Não que se trate de uma noveleta propriamente dita, mesmo que em variante de pseudofactual. O que Stepan Chapman aqui escreveu foi um conjunto de pequenas e pequeníssimas vinhetas, as quais mencionam outros tantos acontecimentos e personalidades da história verdadeira do século XX, apresentando explicações alternativas para os acontecimentos ou para esta ou aquela característica das personalidades, as quais têm invariavelmente a ver com alguma doença excêntrica que a historiografia oficial silencia mas sobre a qual o Guia do Dr. Lambshead deita luz.

Felizmente isto é literatura. Fora dela contam-se histórias igualmente estapafúrdias como se fossem factos, as teorias da conspiração, reunindo multidões de crentes à volta de ideias tantas vezes imbecis, dos chemtrails à Terra oca, da Terra plana ao criacionismo. Procurasse essa gente fazer literatura, talvez conseguisse criar textos tão divertidos e inofensivos como este... se bem que provavelmente não conseguisse ganhar a vida com eles. O vigarismo resulta em contas bancárias significativamente mais chorudas do que a literatura. E isso explica muita coisa.

Mas divago...

Sim, este texto, ou esta compilação de textos, é francamente divertido (ainda que por vezes de forma um bom bocado arriscada) e vagueia algures entre a mais pura fantasia surrealista e uma ficção científica muitíssimo impura. Mao como clone de si mesmo, Freud a ter talvez sido assassinado discretamente por Lambshead, Roosevelt morto pela KGB através de um piolho elétrico, são apenas alguns exemplos das ideias que aqui se podem encontrar. É um divertimento de sorriso, de cumplicidade, de "estou a ver o que fizeste aí", intercalado de vez em quando com esgares de "ui, que essa foi forte". Não um divertimento de gargalhada. Mas o facto é que esta coleção de mais de 30 resumidíssimas historietas se lê muito bem.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.