segunda-feira, 30 de novembro de 2020

anónimo: Dados Biográficos

Não sei se as compilações de casos médicos também costumam ter uma secção dedicada aos Dados Biográficos (bibliografia) dos autores que contribuíram para esse tipo de volume, mas o que sei é que nas antologias de ficção elas são comuns, ainda que seja igualmente comum que cada autor tenha a sua notinha individualizada antes da sua contribuição para o todo. Por outro lado, não se trata de ficção, pelo que não me surpreenderia que aí desse lado houvesse quem estivesse agora a coçar a cabeça, tentando perceber por que raio está este gajo aqui a dar a sua opinião sobre um conjunto de pequenas biografias. Bem, é que neste caso as biografias são inteiramente ficcionais.

Sim, os nomes correspondem (quase sempre) aos verdadeiros autores dos vários textos do livro. Mas as biografias são as dos médicos (se calhar convinha pôr aqui unas aspas em "médicos") que eles fingem ser, não as deles, pelo que este texto, ou conjunto de textos, é tanto uma obra de ficção como tudo o resto. E é anónimo porque não está assinado, ainda que o mais certo é cada autor ter escrito a sua própria "biografia". Até porque elas são bastante diferentes, apesar da ironia ser generalizada; algumas são muito divertidas, outras nem tanto, umas falam de Lambshead, a maioria não, há quem assuma a charlatanice, outros fogem dela como uma mosca do trapo que se aproxima a grande velocidade para a transformar em polpa. Mas de uma forma geral estes textos são bastante divertidos e é isso o que se pretende. Sucesso, pois.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.