quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Gahan Wilson: Espasmo de Tuning

Tenho dito com alguma frequência que entre as histórias que o são mesmo e aquelas que se limitam a mimetizar o texto científico dos casos médicos, tendo a preferir as primeiras, e é verdade. Mas isso não quer dizer que todas as histórias-histórias me agradem mais que todas as histórias-caso-médico. Este Espasmo de Tuning (bibliografia) é um bom exemplo.

E é um bom exemplo porque não me parece que este conto seja bom, apesar de se tratar de uma história mesmo história. Gahan Wilson conta uma história de terror, protagonizada por um médico chamado Owen Tuning (sim, isto não tem nada a ver com carros), o qual é consultado por um paciente com estranhos sintomas que vêm mais tarde a revelar o seu cariz sobrenatural. E conta-a como uma história propriamente dita, com final surpresa e tudo. E se calhar, neste caso concreto, o problema é precisamente esse.

É que existe um equilíbrio fino entre a vontade de contar uma história e conservá-la credível enquanto caso médico num almanaque de doenças, por mais bizarras que estas sejam. Ora, as histórias anteriores que foram mesmo histórias conseguiram alcançar esse equilíbrio, e esse foi um dos motivos por que me agradaram tanto. Wilson parece não ter percebido que num livro destes esse equilíbrio é necessário, ou se percebeu não quis saber. E o resultado é mauzinho; esta história é um corpo estranho neste volume.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.