sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Stepan Chapman: Doença Dirigível Birmanesa

Mais um conto/doença francamente bom, esta Doença Dirigível Birmanesa (bibliografia) saída da imaginação de Stepan Chapman, autor que assim de repente, sem confirmar, me parece que terá sido, e com alguma vantagem, o mais prolífico dos autores que contribuíram para a lenda de Thackery T. Lambshead. E chamo-lhe conto/doença em boa medida porque se trata mesmo de um conto, uma daquelas histórias-mesmo-histórias que de uma forma geral tendem a agradar-me bastante mais do que os textos que mais de perto tentam imitar a secura do texto clínico.

Como o nome indica, a doença foi identificada na Birmânia, na época em que os dirigíveis eram uma visão razoavelmente comum nos céus, e o conto relata como uma atividade de limpeza do interior dos balões cheios de hidrogénio, para a qual são usados (e explorados de forma francamente cruel, como era o padrão da época) trabalhadores locais, meros rapazes, sobretudo, tem como resultado a bizarra doença: o aparecimento de bolhas cheias de hidrogénio na sua pele. E o conto é tão conto que nem sequer termina com as habituais informações terapêuticas ou cirúrgicas, mas sim com um desfecho misterioso, claramente literário.

Este não será o pastiche de literatura médica (excêntrica ou não) mais bem sucedido que se encontra neste livro, estará até longe de o ser, mas é um conto bastante bom.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.