domingo, 1 de novembro de 2020

G. J. Couzens: Síndroma Gástrica Pré-Linguística

O texto anterior abre uma nova secção deste livro, uma secção retrospetiva das "edições anteriores" do Almanaque. Mas na verdade, e à parte esse texto em concreto, o conteúdo desta nova secção é muito semelhante ao conteúdo principal do livro: trata-se também aqui de descrições de estranhas maleitas, ainda que estas talvez pendam mais um pouco para o lado das "desacreditadas" do que das simplesmente "excêntricas".

Não será muito o caso deste Síndroma Gástrica Pré-Linguística (bibliografia), de G. J. Couzens, uma estranha (e quais não o são?) doença de estômago que, embora à superfície pareça uma simples úlcera quando é vista mais de perto ganha características bastante mais interessantes... e também bastante mais escabrosas.

A coisa revela-se nas autópsias dos escassíssimos casos confirmados da doença, as quais revelam que as paredes internas do estômago estão cobertas por estranhas marcas semelhantes a hieróglifos mas indecifráveis... o que explica o nome da doença/título. O escabroso fica por conta de uma sugestão razoavelmente sólida de que a forma de contração da doença é... ahem... sexo. Com cavalos. Hm... pois.

Esta é uma das histórias-mesmo-histórias que este livro contém, pelo que por essa via me agrada. Mas não é das melhores histórias-mesmo-histórias que aqui se encontram, pelo que acabou por não me ter agradado assim muito.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.