segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Miguel Carqueija: Urros no Porão

Esta é capaz de ter sido a melhor forma possível de rematar esta coletânea. Porque este é capaz de ser o melhor conto de todos os que aqui se incluem.

Decididamente, Miguel Carqueija é bastante melhor a escrever histórias deste género do que contos de ficção científica (ou de fantasia, pelo menos ajuizando pelos exemplos encontrados aqui). É que Urros no Porão (bibliografia) é mais um conto de horror lovecraftiano pertencente à sua série de Pedra Torta, à semelhança de Não é Humano, também presente neste livro. E é um bom conto.

Dois irmãos, um miúdo e uma miúda, ficam órfãos de mãe, depois de já terem perdido o pai muito tempo antes. Sem família imediata, a única solução é irem viver com o avô, na terreola de Pedra Torta. Mas o avô é um homem ríspido e misterioso, e parte do interesse do conto está no desvendar do porquê.

Pelo que disse acima, já terão percebido que as criações lovecraftianas terão qualquer coisa a ver com esse porquê, e não vale a pena explicar ao certo que qualquer coisa é essa. Vale a pena simplesmente dizer que este conto está bem construído e que o mistério que faz mover a narrativa se sustenta razoavelmente bem, apesar de as coisas por vezes se tornarem um pouco evidentes em demasia.

Há clichés, claro, mas toda a ficção lovecraftiana se sustenta nos clichés do universo criado pelo senhor de Providence, pelo que fazem parte das regras do jogo. Este conto funciona. É, repito, um bom conto.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.