sábado, 28 de setembro de 2019

João Seixas: O Confessor

E eis que a rematar o livro temos um conto de ficção científica bem escrito e razoavelmente bem concebido e executado, o que é mais do que se pode dizer da maioria das textos que o antecederam. O João Seixas sabe o que está a fazer, e aqui não encontramos nem intermináveis infodumps nem como-sabes-Zés a borrar a pintura, ao contrário do que vemos em tantas das ficções anteriores. Encontramos um texto competente, ainda que demasiado curto (três páginas apenas) e demasiado previsível para ter real impacto, o que o impede de ser verdadeiramente bom. Estará entre o razoável mais e o bom menos. Ou seja: é dos melhores contos que aqui se encontram.

Há que reconhecer que a previsibilidade depende da experiência do leitor. Um dos motivos por que O Confessor (bibliografia) é previsível é fazer lembrar bastante por um lado o arco narrativo dos Ori na série de televisão Stargate: SG-1, e por outro um conto do George R. R. Martin intitulado O Caminho de Cruz e Dragão. Um pregador interplanetário visita um planeta para transmitir a sua mensagem (ou confessar os pecadores, o que vai dar ao mesmo) e depara com a incompreensão (ou o ódio) dos locais? Já conhecia. Mas quem não conheça estas obras provavelmente não achará o conto de Seixas tão previsível como eu achei, pois assisti à série e traduzi o conto. E quem não conheça a atitude do autor para com as religiões, como eu conheço, também não terá certamente essa informação a orientar expetativas e a destruir a surpresa que ele tenta criar no final. Conhecendo o que ele pensa sobre religiões, nunca me passou pela cabeça que o conto pudesse ter outro final que não o que tem, mas alguém que não disponha dessa espécie de informação poderá ser surpreendido.

Por outras palavras, é totalmente provável que muitos leitores achem este conto bastante menos previsível do que eu achei. Já a brevidade, e o que ela implica em termos de pouco desenvolvimento da história, é característica bastante mais objetiva, embora também aqui o impacto possa diferir bastante. É provável que isso não atrapalhe grandemente a leitura àqueles para quem o conto não é previsível, mas no meu caso foi mais um fator a somar-se aos restantes para uma experiência de leitura pouco entusiasmante.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.