domingo, 29 de setembro de 2019

Filipa Leal: O Lobo da Corte

Um poema intitulado O Lobo da Corte (bibliografia) numa publicação de literatura fantástica chama imediatamente à ideia a imagem do lobisomem. E sim, é precisamente isso o que Filipa Leal nos traz, um poema sobre um lobisomem. Um poema de horror, portanto? Não, isso é que não. Embora o lobisomem seja uma criatura intimamente ligada ao horror, este poema tem uma pegada fundamentalmente infantil, uma daquelas histórias que se contam a miúdos de olhos esbugalhados e bocas abertas de espanto.

E embora não seja nada de superlativo, até está engraçado... até ao final. O final, abrupto e muito menos engraçado que o resto e do que a autora pretendia, estraga tudo. Alguém devia ter dito à Filipa que aquele final era demasiado mau para o resto do poema, pedindo-lhe para arranjar outro, ou para dar melhores roupagens àquele. Mas não. Esta não é publicação em que se faça isso. E é pena.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.