sábado, 21 de setembro de 2019

Michael Cisco: Vida do Dr. Thackery T. Lambshead (1900- )

A abrir um livro de "doenças excêntricas e desacreditadas", que é como quem diz inventadas, compilado por um tal Thackery T. Lambshead, original médico que não consta dos registos de cidadão de nenhum país do mundo, nada como escrever um texto sobre a Vida do Dr. Thackery T. Lambshead (1900- ) (bibliografia), pois há que se enquadrar na história falsa do mundo a história falsa do homem. Esteve o empreendimento aqui a cargo de Michael Cisco. Perdão: do Dr. Michael Cisco.

É um empreendimento muito borgesiano, este, como compreenderá imediatamente quem conheça os pseudofactuais de Borges e leia o parágrafo anterior. Mas Cisco não usa propriamente a abordagem de Borges. Este era muito sério, erudito e académico mesmo quando (ou especialmente quando) estava a inventar de fio a pavio as suas biografias e bibliografias pretensamente verdadeiras, num esforço dedicado para levar o leitor a acreditar no que escreve. Cisco não. Cisco não se coíbe de encher a biografia do bom do Thackery de gags, piscadelas de olho e pormenores surreais que deixam muito evidente a falsidade da história. Assim é mais divertido, mas também se perde qualquer coisa, o que não quer dizer que não seja inteiramente adequado aos fins a que se dedica. Mas ainda não sei dizer se é ou não. Só a leitura do resto do livro dirá se esta biografia introdutória estabelece o tom geral ou é um tiro ao lado. Portanto, olhem, toca a lê-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.