domingo, 22 de setembro de 2019

Octávio dos Santos: Segundo Ultimatum Futurista

Segundo Ultimatum Futurista, que também se podia chamar "como pôr o Almada às voltas na tumba" é uma ilegível coluna de texto de onze páginas na qual o autor, Octávio dos Santos, canibaliza o Ultimato Futurista do Negreiros, conservando e amplificando todo o conteúdo fascista que este tem, que tem, e deitando fora tudo o resto, que por sinal é a única parte interessante. Nomeadamente a literatura. Porque o Almada era um poeta a sério (e apesar de um bom bocado facholas na altura em que escreveu este texto, em 1917, tinha mais queda para a anarquia do que para qualquer outra coisa e aprendeu umas coisas mais tarde na vida, nomeadamente quando teve de enfrentar o fascismo a sério) e o Santos é apenas um fascista.

De fugir. A coisa mais aberrante em todo este livro, que nem sequer respeita a proposta pois não é conto, não é fantástico, não é literatura, não é nada.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.