domingo, 13 de outubro de 2019

Leiturtugas da semana #36

Esta semana voltou uma vez mais a haver Leiturtugas, e ainda mais que na semana anterior, o que é extraordinário. Decididamente não há fome que não dê em fartura, caramba.

Mas primeiro tenho de falar de uma chegada ao projeto e uma desistência. A entrada é a do The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction, a primeira publicação coletiva a participar. A saída coube ao blogue de Raquel Silva, So Happy With Less. E a propósito quero sublinhar o seguinte: qualquer publicação online pode aderir ou sair ou regressar ao projeto a qualquer momento e os objetivos anuais são isso mesmo: objetivos a atingir, não uma obrigação. Podem permanecer no projeto mesmo sem os cumprir, naturalmente, e também podem prosseguir depois de alcançarem os objetivos. Naturalmente, eu prefiro a segunda opção à primeira, mas são ambas igualmente válidas. Além disso, tenho planeado criar aqui na Lâmpada uma página com links para sítios onde exista FC portuguesa online, para ajudar aqueles que quiserem alcançar os objetivos mas não tiverem possibilidade de adquirir material em papel. Ainda não tive tempo, mas conto fazê-lo muito em breve.

Posto isto, siga para bingo. A semana abriu com uma opinião sobre uma leiturtuga retroativa, publicada ainda em setembro, fruto da adesão do Portuguese Portal ao projeto. Trata-se do romance Dormir com Lisboa, de Fausta Cardoso Pereira, um caso curioso de um livro português que não conseguiu ver-se publicado em Portugal, acabando por sair pela editora galega Alcaia. É um livro de realismo mágico, i.e., sem FC, pelo que o Portuguese Portal se estreia com 0c1s.

Seguiu-se a Carla Ribeiro com a sua opinião sobre a antologia de fantástico rural O Resto é Paisagem, organizada pelo Luís Filipe Silva e publicada pela Divergência. Tudo indica que se trata de um livro sem qualquer FC, pelo que a Carla passa a 2c3s.

Depois foi a vez de aparecer uma opinião da Cristina Alves sobre mais um livro sem FC e publicado pela Divergência. Trata-se do romance de horror de Pedro Lucas Martins intitulado As Sombras de Lázaro. A Cristina passa assim a 5c7s e continua a faltar-lhe uma leitura com FC para cumprir os mínimos da coisa.

Depois, temos uma descoberta que me tinha passado despercebida até agora. A Nights fez o segundo vídeo em que inclui material para as Leiturtugas, tendo-me o primeiro (publicado a 4 de julho) passado completamente ao lado. Nesse, fala de um romance de fantasia de João Fialho intitulado Adronák - O Sonho, publicado por uma editora de que eu nunca tinha ouvido falar (nem do livro, diga-se): AL-Publicações. Ou seja, a Nights chega ao outono com 0c1s.

No segundo vídeo, publicado agora, falou de mais coisas. Só da Carina Portugal foram três: Duas Gotas de Sangue e um Corpo Para a Eternidade, uma noveleta de fantasia publicada pela Smashwords, O Pequeno Herói, também uma noveleta de fantasia publicada pela Smashwords e A Ponte das Almas Negras, mais uma noveleta de fantasia, mas esta publicada pela Fantasy & Co. Mas há mais! Falou também de duas BDs: A Ilha do Futuro, de José Ruy, publicado pela Meribérica, e Eternus 9, de Vítor Mesquita, não sei de que editora porque há dois álbuns e ela não diz de qual deles fala. E ainda... sim, que há mais... A Rosa de Inês, de Rosa Lobato de Faria, que aparentemente é um romance com pelo menos uma pitada de FC e foi publicado pela Bis. À exceção deste último, é tudo sem FC, porque as BDs vão para essa coluna mesmo quando a têm, pelo que a Nights salta para 1c6s.

Puff... puff...

E por fim, para acabar este lençol, falta fazer o balanço até ao fim de setembro que tinha ficado por fazer na semana passada. E cá está ele:

Publicação Já cumprido Falta cumprir Mês de início
O Senhor Luvas objetivo ultrapassado janeiro
O Prazer das Coisas objetivo ultrapassado janeiro
A Lâmpada Mágica objetivo ultrapassado janeiro
Ideias de Leitora 1c4s 1 (2c) fevereiro
Rascunhos 5c6s 1 (1c) janeiro
As Leituras do Corvo 2c2s 2 (1c) janeiro
Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction 0c1s 3 (2c) setembro
Intergalactic Robot 5c3s 4 (1c) janeiro
O Blog do Jauch 2c1s 9 (4c) janeiro
Words a la Carte 0c1s 9 (5c) março
Atmosfera dos Livros - 12 (6c) janeiro
Faces de Marisa - 12 (6c) janeiro
So Happy with Less - 5 (2c) março

Como se vê, três participantes já acabaram, dois estão mesmo quase e outros três estão na calha para acabar mais ou menos nas calmas. Os outros quatro nem tanto (embora um deles — a Nights — vá bem mais avançado do que parece aqui), mas nada que seja impossível.

Boas leituras.

2 comentários:

  1. tenho andado um bocado ausente mas lembrei-me hoje ao ler este post que o "Breviário das Más Inclinações" talvez desse para o desafio.... será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia esse livro, mas pelo que li sim, dá perfeitamente. Parece ser um romance de realismo mágico.

      Seria mais um para a coluna sem FC. Ainda ficariam a faltar dois com.

      Eliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.