quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Jeff VanderMeer e Mark Roberts: Um Prefácio Entusiástico dos Editores

Se o primeiro texto deste livro mostrava uma abordagem mista entre Borges e uma espécie de humor surreal, este Um Prefácio Entusiástico dos Editores (bibliografia) é igual, só que em mais. Continua a ser pseudofactual, no sentido de se apresentar como texto não ficcional de apresentação a uma obra de não ficção, mas é também, numa palavra, hilariante.

O que Jeff VanderMeer e Mark Roberts aqui fazem é um brilhante relato nas entrelinhas. À superfície, este texto é exatamente o que o título indica, um prefácio entusiástico dos editores, cheio de elogios à multiplicidade de "doutores" que participaram na elaboração do almanaque e ao homem que teria estado na sua génese, o velho Lambshead. Mas nas entrelinhas a história que contam é bem diferente, uma história de absoluta saturação por terem sido obrigados a lidar com tanta gente doida, cada qual com as exigências mais absurdas ou as teses mais abstrusas. E o resultado, a combinação de uma coisa com a outra, é quase de ir às lágrimas. A rir, a rir.

Muito bom.

Texto anterior deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.