domingo, 20 de outubro de 2019

Leiturtugas da semana #37

Mais uma semana com Leiturtugas, mas esta foi bastante mais calma que as duas últimas. E começa com uma correção. É que eu tinha ficado com a ideia de que a antologia O Resto é Paisagem não tinha qualquer FC, mas aparentemente há alguma num dos contos, pelo que conta para a coluna do "com FC". Isto afeta as contas da Carla Ribeiro, que em vez de ter ficado na semana passada com 2c3s, como eu tinha escrito, ficou com 3c2s. E, que me lembre, só a afeta a ela. Se afetar mais alguém, avisem-me.

Adiante.

É também da Carla Ribeiro que vem a primeira verdadeira Leiturtuga da semana, graças à sua opinião sobre o mais recente romance de Luís Corredoura, intitulado A Recriação do Mundo e publicado pela Cultura. Trata-se de história alternativa, que eu regra geral encaro como um ramo da FC (por via dos universos paralelos), pelo que a Carla passa a 4c2s. E cumpre os objetivos das Leiturtuguinhas, a que se tinha proposto. E agora como é, Carla? Ainda há tempo. Passamos às Leiturtugas? Hm?

Mas não ficamos por aí, pois também o Portuguese Portal publicou algo leiturtuguento. Trata-se de uma opinião sobre o romance de horror de Pedro Lucas Martins recentemente publicado pela Divergência: As Sombras de Lázaro. Não-FC, claro, e o Portuguese Portal passa a 0c2s.

E, em última hora, mesmo a fechar esta edição, chega-nos a notícia de que a Carla Ribeiro voltou ao "ataque" com mais uma opinião. Cabe a vez a uma novela de Nuno Sobral publicada pela Sana e intitulada Eu Creio que a Verdade Crua Cura. Nada tem de FC e só parece roçar pelo fantástico, mas também conta. A Carla passa assim a 4c3s. Leiturtugas? Hm?

Por fim, uma notícia há muito aguardada com ansiedade pela multidão que segue este projeto (ahem). Está online a lista de locais onde se pode encontrar online FC e fantástico português. Não está completa, que não tive tempo para ir esgravatar a fundo na net para ver se encontrava tudo, mas já é um começo e achei preferível disponibilizar já esse começo e ir completando à medida que houvesse tempo.

E por esta semana é só. Até à próxima.

2 comentários:

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.