quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Fernando Pessanha: O Sétimo Céu e as Meninas de Tânger

Terceiro conto desta pequena antologia, e segunda história fantástica. Como o título indica, O Sétimo Céu e as Meninas de Tânger (bibliografia) está ambientada na cidade marroquina de Tânger, e o protagonista é um historiador algarvio que lá se desloca para apresentar uma comunicação num congresso. Mas um encontro fortuito com uma mulher extraordinariamente bela faz-lhe descarrilar a viagem.

Fernando Pessanha serve-se das histórias populares para construir um conto de horror sobrenatural e algo erótico com bastante interesse. Com referências várias às aventuras portuguesas em terras marroquinas ao longo da história e às lendas que essas aventuras geraram (e sim, Dom Sebastião é mencionado, como seria inevitável), a principal fonte de inspiração é, porém, outra: as lendas de mouras encantadas. Porque são mouras encantadas que o protagonista encontra num hotel de Tânger.

Dizer mais seria desvendar demasiado o conto, pois uma das suas facetas mais interessantes está no modo como se vai revelando devagar, como quem afasta véus do que está subjacente à história. Não o farei, portanto. Digo simplesmente que gostei bastante mais desta história do que da segunda, e talvez também tenha gostado mais dela do que da primeira, embora quanto a isso mantenha algumas dúvidas. Seja como for, é uma história francamente interessante.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.