domingo, 21 de julho de 2019

Victor Poe Lovecraft: Massacre Macabro

Pega-se num fanzine e espera-se encontrar material típico de fã sem experiência nem competência nem, provavelmente, grande talento ou potencial. Textos mais ou menos toscos, amadores, adolescentes, coisas dessas. Mas por vezes o que se encontra é o contrário: textos de qualidade boa ou muito boa, que não ficariam mal vistos em publicações profissionais de vários tipos.

No caso deste Massacre Macabro (bibliografia), de alguém que assina com o pseudónimo bastante pretensioso de Victor Poe Lovecraft, o que se encontra é precisamente o que se espera encontrar de um conto de fanzine. Trata-se de um conto de horror adolescente, que não estará assim muito mal escrito mas cuja prosa é tosca, cheio de referências e alusões demasiado óbvias para terem algum interesse, sobre os feitos de um psicopata assassino morto-vivo, nascido em 1666 e sepultado na sepultura 666 (duh), na cidade de Ercassam Orbacam e leiam lá de trás para a frente para verem a astúcia do rapaz.

E o conto é todo assim. Meia bola e força, num enredo derivativo completamente incapaz de criar alguma espécie de emoção a não ser o tédio. Felizmente é bastante curto, não passando de vinheta. Agradeçamos as pequenas misericórdias. Este é um começo muito mau para uma publicação que viria mais tarde a publicar alguns das melhores histórias da ficção científica brasileira contemporânea.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.