sábado, 13 de julho de 2019

Zhang Tianyi: O Senhor Hua Wei

O Senhor Hua Wei é um homem muito ocupado e extremamente dedicado à causa pública. Chinês, naturalmente, mas não chinês dos atuais chineses da República Popular, pois o conto de Zhang Tianyi foi escrito e publicado antes da Segunda Guerra Mundial e portanto antes também da implantação do regime maoísta. E a ação do conto é contemporânea da sua publicação, numa época em que a China, ainda imperial, se encontrava já sob ameaça japonesa e havia que mobilizar a população contra essa ameaça. É a isso o que se dedica o Senhor Hua Wei, correndo no seu riquexó de reunião em reunião em reunião e em reunião, ficando minutos em cada uma, debitando as suas pérolas de sabedoria em todas, sempre as mesmas, e indo-se embora para a próxima.

Trata-se, obviamente, de uma sátira. O homem é um perfeito inútil, não faz rigorosamente nada de produtivo, mas faz questão de marcar presença em todos os comités, grupos de trabalho, associações, sociedades, o diabo a quatro, que haja na cidade. Tudo a bem da nação, porque sem ele, diz ele, o país irá inevitavelmente soçobrar sob o jugo japonês. E fica numa fúria sempre que algo acontece sem o seu prévio beneplácito, mexendo todos os cordelinhos de que dispõe para sabotar o trabalho dos outros e voltar a colocar-se à cabeça. Voltando à mesma cegarrega inútil de sempre

Conheço gente assim, oh se conheço.

Divertido, acutilante e bastante curto, este é dos tais contos eminentemente recomendáveis.

Contos anteriores desta publicação:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.