quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Lido: O Senhor Papão

Algumas histórias tradicionais falham completamente o alvo, pelo menos quando são lidas por tipos como eu. Este O Senhor Papão, um dos contos que parecem ter sido pouco ou nada alterados pelos Irmãos Grimm e, com pouco mais de uma página, um dos contos mais curtos encontrados até agora neste livro, é uma dessas histórias.

Em jeito de fábula, conta uma alegre excursão de uma série de bichos e objetos inanimados à casa do Senhor Papão, que não encontram em casa. Mas isso não os detém; cada um se põe no lugar mais propício a fazer travessura, e quando o pobre do papão chega pacatamente a casa é assaltado por uma quantidade de malfeitorias feitas pelos alegres companheiros, ao ponto de acabar morto. Diz a história que, para "merecer tal castigo", o Senhor Papão devia ser "mesmo um homem muito mau", o que dificilmente podia ser mais nojento enquanto mensagem. Pessoalmente só vi maldades cometidas contra ele, só vi um desgraçado a ser atacado e assassinado por um bando de vândalos, e não aceito a ideologia que afirma que se a alguém acontecem coisas más é porque esse alguém as merece.

Este é um conto profundamente bárbaro, o que é especialmente grave por se dirigir a um público infantil.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.