segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Lido: The Last Ten Years in the Life of Hero Kai

Geoff Ryman mostra frequentemente uma forma decididamente estranha de mesclar na sua ficção elementos da cultura asiática. Normalmente fá-lo muito bem e agrada-me, chegando mesmo por vezes a agradar-me bastante. Mas este The Last Ten Years in the Life of Hero Kai não foi uma dessas vezes.

Trata-se de uma noveleta de fantasia sobre um guerreiro chamado Kai que procura seguir o caminho do herói. O ambiente parece ser um mundo secundário mágico, embora claramente inspirado pelas culturas, filosofias e religiões da Ásia oriental e do Indostão, e a história conta a forma como Kai defende o seu povo da invasão dos "Vizinhos", contra a vontade de toda a gente, inclusivamente do seu povo, acabando por se ver escorraçado e por morrer no exílio. E no meio de tudo isto há um sistema de magia que confesso ter tido muita dificuldade em compreender por inteiro.

Mas não foi isso o que mais me afastou deste conto. O grande problema que nele encontrei foi achá-lo profundamente chato.

Essa chatice interliga-se com e depende de várias coisas. Tem a ver com o estilo narrativo que Ryman aqui usa, sinuoso e indireto, tem a ver com o ritmo narrativo, tornado monótono por uma variabilidade bastante baixa na extensão das frases, e tem a ver, de uma forma mais subjetiva, por não me ter conseguido despertar o mínimo interesse pela história que pretende contar ou pelos seus protagonistas.

Em resultado, não direi que esta noveleta é má, pois não acho que seja, mas digo que não dei por bem empregue o tempo que gastei a lê-la.

Contos anteriores desta publicação:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.