domingo, 7 de fevereiro de 2021

Leiturtugas #88

Bem-vindos a fevereiro!

Antes de mais, vamos às Leiturtugas da semana.

Quem deu o pontapé de saída à semana foi o Artur Coelho, publicando a sua opinião sobre um muito clássico livro de contos de Miguel Torga, entre a fantasia, o maravilhoso e a fábula. Publicado inicialmente em 1940, Bichos foi lido pelo Artur numa edição de 2008 da Leya. Não é livro que tenha FC, pelo que o Artur passa a 1c2s.

Depois apareceu um tal Jorge Candeias, que eu nunca vi mais gordo, a opinar sobre um livro de contos de David Soares, publicado pela Saída de Emergência em 2010: A Luz Miserável. É basicamente um livro de horror mas também tem um bocadinho de FC, pelo que o dito cujo passa a 2c0s.

Também a Cristina Alves publicou uma opinião relevante, ainda que um pouco fora do que lhe é habitual. Falou ela desta vez do romance mais recente de Pedro Cipriano, A Menina dos Doces, que saiu em novembro último pela Velha Lenda. Nada tem de FC, pelo que a Cristina passa a 1c4s.

E no grupo de participantes oficiais não temos mais Leiturtugas a assinalar.

Mas entre os oficiosos temos. Temos a Charneca que, ainda em janeiro, publicou a sua opinião sobre um romance de João Tordo que parece situar-se algures entre a fantasia, o realismo mágico ou até o terror: Felicidade.

Mas não foi só essa opinião que a Charneca publicou em janeiro. Também houve outra, sobre o mais FC dos livros do José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira.

E temos também a Daniela e a sua opinião sobre um romance de ficção científica com o estranho título de Correria dos Pássaros Presos, autoeditado por Ana Gil Campos.

E por esta semana é tudo. Continua a haver material atrasado mas fica para outra altura para evitar que este post se torne demasiado longo. É que...

... será este mês que iremos fazer o primeiro sorteio do ano. Vamos sortear o livro de Jorge Borbinha que podem ver aqui ao lado, O Último Extraterrestre. Gostaria de o fazer já com tudo em ordem, todo o material divulgável devidamente divulgado, por aí fora, mas não foi possível. Em todo o caso, a probabilidade de algum dos oficiosos ganhar o sorteio logo no início é baixíssima (as possibilidades de recém-chegados ficarem no topo da lista vão melhorando com a acumulação de leituras e comentários, mas logo no início são quase nulas, mesmo quando não têm a desvantagem de (ainda?) não terem aderido ao projeto), pelo que a ausência de algumas pessoas neste sorteio pouca importância deverá ter. Espero que no próximo já esteja tudo em dia e toda a gente a postos, uma vez que o que ficou por divulgar até aqui será, naturalmente, divulgado até lá.

A lista dos participantes, oficiais e oficiosos, com os respetivos quocientes (arredondados a uma casa decimal, quando é caso disso) no fim de janeiro, é a seguinte:

Publicação Já cumprido Falta cumprir Quociente
Rascunhos 1c3s 8 (5c) 25
Intergalactic Robot 1c1s 10 (5c) 25
O Senhor Luvas 0c2s 10 (6c) 13
A Lâmpada Mágica 1c0s 11 (5c) 23
As Leituras do Corvo 0c1s 11 (6c) 23
O Prazer das Coisas 0c0s 12 (6c) 19
Livros de Cabeceira e Outras Histórias 1c1s - 0,5
Gotika 1c0s - 0,3
Quando se Abre um Livro... 1c0s - 0,3
A Viciada dos Livros 0c1s - 0,2
D311nh4 0c1s - 0,2
Estante de Livros 0c1s - 0,2
O Livro Pensamento 0c1s - 0,2

Serão estas publicações e estes quocientes a entrar no primeiro sorteio do ano. Mas vai haver mais destes sorteios. Dois já estão garantidos e estamos sempre abertos a fazer outros. Basta haver quem forneça os livros.

Para a semana já cá estará o vídeo relativo ao sorteio, acompanhado, certamente, por mais Leiturtugas. Até lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.