quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Irmãos Grimm: O Velho Avô e o Neto

Outro conto sem qualquer elemento fantástico, e onde também parece que os Irmãos Grimm poucos ou nenhuns prego ou estopa meteram, este O Velho Avô e o Neto é a história de um filho cruel que maltrata os pais e da lição que recebe do seu próprio filho.

É daquelas histórias de fundo moral perfeitamente óbvio, ao jeito das fábulas (e, já agora, comprova a completa desnecessidade de explicitar esse fundo moral no fim da história como por vezes acontece em livros de fábulas), destinada a inculcar a ideia de que devemos tratar bem os nossos anciãos, quanto mais não seja porque um dia seremos nós os anciãos e seremos tratados de forma correspondente.

Tendo uma anciã em casa, é história que ressoa comigo. Mas não é das melhores histórias que se podem encontrar nesta compilação feita pelos Grimm, longe disso. De resto, este segundo volume anda significativamente pior que o primeiro, com histórias bastante mais simples e menos elaboradas. E mais curtas, até. E este é um bom exemplo disso mesmo.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.