terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Anabela Afonso: Último Outubro

E de repente, um texto só com umbigo.

Anabela Afonso é outra autora que não escreve mal mas, ajuizando por este exemplo, tem da literatura aquela ideia, tão comum em certos setores literários, de que o que interessa realmente é o malabarismo de palavras, talvez com um pouco de desabafo íntimo à mistura, e isso de contar histórias é para quem não faz realmente literatura. É pelo menos a minha interpretação para o motivo por que, numa iniciativa de ficção fantástica, resolve apresentar um texto destes, que inclui apenas o mínimo indispensável de referências a coisas mais ou menos transcendentais para que se possa integrá-lo, com boa vontade (com muita boa vontade), no género.

Sim, Último Outubro (bibliografia) não é bem uma história. É uma salada de palavras, é certo que geralmente bonitas mas completamente sobrecarregadas pelo peso de tanto íntimo autoral. Este texto tem mais de umbigo que o pouco que conheço de Pedro Paixão. Imagino que a Anabela Afonso goste muito de Pedro Paixão; de resto, não estará sozinha, que há mais quem goste. Eu é que detesto. Detesto esta abordagem à literatura, esta banalíssima (e, neste caso, ainda por cima sentenciosa) tentativa de extrair de experiências e ruminações pessoais qualquer coisa que se assemelhe à experiência humana aborrece-me de morte. Ao menos que as acompanhe com uma história, personagens, um bocadinho que seja de Outro a diluir tanto Eu.

É que os umbigos são basicamente todos iguais e frequentemente malcheirosos. E cá fora há um Universo inteiro.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.