quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Teolinda Gersão: A Árvore das Palavras

E para terminar o volume, um excerto de romance bastante curto, de Teolinda Gersão, outra autora que eu nunca tinha lido. Intitulado A Árvore das Palavras, como o romance de que é retirado, este excerto não funciona lá muito bem como conto mas parece dar bastante bem o tom do romance. É uma prosa bastante poética mas com bom gosto, a fazer lembrar um pouco Lídia Jorge ou Mia Couto, carregada com uma atmosfera nostálgica e, talvez por isso, cheia de magia. Mas não é particularmente memorável, talvez por ser tão curto — menos de 10 páginas.

O tom parece ser de realismo mágico, ainda que num excerto tão curto seja difícil ter certezas — pode tratar-se apenas de arroubo poético. Mas não creio — e a história parece situar-se algures em África. Não dá para perceber muito mais do que isso: o excerto é sobretudo uma descrição de ambientes e personagens. Bastante colorida, diga-se. Apetece ler o resto, ao contrário do que acontece com alguns dos outros excertos; nisso, este é inteiramente bem sucedido porque a ideia de toda a antologia é precisamente essa. Um dia lerei mais Teolinda Gersão. Olhando para as pilhas de livros que me rodeiam, tenho de reconhecer que não será em breve. Mas será um dia.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.