quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

André Silva: O Cenotáfio de Lorelei

Este livro ainda não me proporcionou a leitura de nenhuma história que me tenha parecido realmente boa, sem reservas, e a esta altura o mais certo é que acabe sem proporcionar, mas entre o muito material fraco, deficiente ou até mau que contém encontram-se várias histórias interessantes, com qualidade suficiente para inclusão numa publicação mais exigente, ainda que talvez numa segunda linha. O Cenotáfio de Lorelei (bibliografia), de André Silva, é uma dessas histórias.

Trata-se de um daqueles contos macabros que vão beber na tradição do romantismo mas, felizmente, André Silva resiste à tentação de ultrapassar a mera inspiração e fazer mais um dos pastiches ou cópias mais ou menos mal amanhados que muitos outros autores tendem a produzir. O seu é um conto delicado, sem problemas de vulto a nível de escrita, sobre a relação entre um homem e uma mulher que talvez não seja propriamente uma mulher. O casal ganha a vida com um negócio funerário, que se calhar não é apenas um negócio. E o conto está bem concebido o suficiente para que o final funcione como surpresa ao mesmo tempo que é inteiramente coerente com o que fica para trás.

Este é um dos melhores contos desta antologia. Talvez não chegue ao bom, porque afinal de contas também inclui uma dose razoável de clichés e porque a prosa não é inteiramente "lisa", mas não anda longe.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.