sábado, 8 de fevereiro de 2020

José Guilherme Pinto: Crónica Extra-Terrestre

É por intermédio de mais um autor brasileiro que a ficção científica regressa a esta antologia, e mais uma vez o resultado deixa a desejar. A Crónica Extra-Terrestre (bibliografia) que José Guilherme Correa Pinto apresenta é basicamente um longo infodump no qual ele traça um cenário que até poderia ser interessante para uma novela ou romance mas decididamente não resulta em conto curto. Especialmente quando o autor cede à pulsão pedagógica e se lança em explicações completamente desnecessárias, que cortam ainda mais o ritmo narrativo, o qual já não é grande coisa à partida por causa do infodump inerente ao esboço do cenário.

Mas Correa Pinto escreve suficientemente bem para este conto não ser mau. É apenas daqueles contos em que existe uma desadequação muito grande entre a história que se pretende contar e o espaço disponível para contá-la. Uma história de viagem no tempo para tentar corrigir uma situação distópica que, se bem aproveitada, se bem desenvolvida, podia dar uma leitura realmente agradável. Costumo chamar a estes contos (e são muitos!) oportunidades desaproveitadas. Este é mais uma.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.