sábado, 1 de fevereiro de 2020

Isaac Asimov: O Demónio de Dois Centímetros

Isaac Asimov ganhou fama sobretudo como escritor de ficção científica; uma ficção científica cerebral, bastante sisuda, interessada sobretudo por problemas lógicos e grandes tendências sociológicas de longo prazo. Secundariamente, também ficou conhecido pela sua intensa produção de trabalhos de divulgação científica sobre os mais variados tópicos. Mas a sua obra não se circunscreveu a essas duas facetas. Um exemplo disso são as histórias que escreveu sobre O Demónio de Dois Centímetros (bibliografia) que inventou.

Esta, assim intitulada, é a primeira. Nela somos apresentados à criaturinha, um demónio chamado Azazel, que aqui aparece como bem intencionado mas interminavelmente desastrado. E digo "que aqui aparece" porque me cheira que nem sempre será assim. O que deverá ser sempre assim é o facto de estas histórias serem fantasias humorísticas. E, de facto, esta é divertida, ainda que não seja um divertimento de gargalhada, até porque alguns dos gags são um bom bocado óbvios. É um divertimento de sorriso, que conta com a reconhecida habilidade de Asimov para contar histórias de forma simples para funcionar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.