quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Mia Couto: A Dona da Ausência

Uma característica curiosa da escrita de Mia Couto é o protagonismo feminino que ele tantas vezes introduz nas suas histórias. É frequente serem histórias não só com mulheres, mas de mulheres, e mesmo quando são histórias de casal, como este A Dona da Ausência, é frequentemente a mulher quem tem o papel mais destacado. Ou pelo menos mais sensato.

Aqui, estamos perante um casal reencontrado após anos de ausência. O marido andava na guerra, provavelmente a civil que opôs a RENAMO à FRELIMO, e a mulher foi deixada para trás, tentando sobreviver como pudesse. Começa a história quando ele chega, decidido a voltar a tomar posse da casa e da família, mas o que encontra é uma mulher senhora de si própria e das suas vontades.

A cadeira, aqui, e mais uma vez, é principalmente simbólica. Simboliza o poder doméstico do homem, uma espécie de pequeno trono, e é principalmente o facto de não a ter encontrado ao regressar a casa que despoleta a ira (e a insegurança) do ex-combatente. Mas a mulher explica-lhe que tinha sido forçada a vendê-la para conseguir sobreviver. E depois mostra-lhe quem manda, com autoridade e doçura.

Quanto à escrita, é mais simples do que muitas vezes se encontra em Mia Couto, sem aquelas inovações entrocadilhadas que ele gosta (gostava?) de fazer. Não deixa de ser poética, mas a poesia está mais na situação, no enredo propriamente dito, do que na escrita. Mas é um conto de Mia Couto. Talvez não seja dos seus melhores, mas é bom.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.