domingo, 2 de fevereiro de 2020

Leiturtugas da semana #51

E depois de uma semana de pausa, sem nada a assinalar, voltamos a ter Leiturtugas, ainda pela mão do Artur Coelho, que está a carregar sozinho o archote do projeto neste início de 2020. A opinião que ele nos trouxe refere-se ao nº 5 do fanzine Orion, editado por Renato Abreu. O fanzine dedica-se à publicação de ficção e BD e costuma conter FC, o que acontece neste número, pelo que o Artur passa a 1c1s.

Além disto, tenho a anunciar que estive aqui a remexer no meu sistema de sorteio e, depois de arranjar maneira de implementar algumas das ideias que me foram sugeridas e de pensar mais um bocadinho sobre o assunto, fiz algumas mudanças.

Assim, agora os coeficientes já são reduzidos por atrasos. Isto é: os participantes que não cumpriram no ano passado (Ideias de Leitora e The Portuguese Portal) veem ser-lhes deduzido do coeficiente o que lhes faltou para cumprirem, e assim será todos os anos. Também os participantes que estiverem atrasados no objetivo anual ao iniciar-se o mês de cada sorteio veem ser-lhes deduzida a dimensão do atraso (se o sorteio fosse agora em fevereiro seriam todos exceto o Artur a perder um ponto do coeficiente). Os que estiverem adiantados, por outro lado, não são beneficiados — não quero que a malta se ponha a fazer as coisas à pressa para ter vantagem em algum dos sorteios nem dar demasiadas vantagens aos suspeitos do costume.

Também andei a experimentar logaritmos e raízes para não dar uma vantagem tão grande e tão prolongada no tempo aos participantes mais antigos, e acabei por me decidir por utilizar um expoente de 2/3; parece-me que resulta num equilíbrio melhor entre dar a vantagem que pretendo dar aos mais fieis e/ou antigos e dar alguma hipótese de vitória aos que o são menos. Para os interessados, a fórmula que dá o resultado final é agora:

(Coeficiente^(2/3))*ALEATÓRIO()

Por fim, decidi filmar os sorteios. O excel fará as contas cinco vezes (faz-se carregando em F9), e o sorteio que conta é o 5º. Em abril, talvez por volta da segunda semana, deverá aqui estar o primeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.