segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Jeracina Gonçalves: A Gaivota Ferida

Não é muito comum encontrarmos contos infantis, cheios do maravilhoso que lhes é característicos, mas que contêm também elementos de ficção científica, por mais frágeis que esses elementos possam ser. Mas é precisamente isso que se encontra neste A Gaivota Ferida (bibliografia) de Jeracina Gonçalves.

A narrativa começa em modo infantil, sim, mas bastante mainstream. Uma miúda encontra uma gaivota ferida na praia e, com a ajuda da avó, leva-a para casa a fim de cuidar dela. E consegue curá-la, mas nessa altura tem uma surpresa: a gaivota começa a falar e depois transforma-se numa princesa (loura e de olhos azuis, claro, que há coisas que estão entranhadas...) não muito mais velha do que a miúda, pelo menos na aparência.

Onde está a FC, perguntam vocês? Aqui: a tal princesa é extraterrestre e veio parar à Terra, sob a forma de gaivota, pela ação de uma bruxa. É só uma ténue camada de significado a dar um pouco mais de cor a uma história que no fundo é um típico conto de maravilhoso, mas está lá.

Quanto ao conto, é eficaz. Está escrito de forma competente, com aquela linguagem simples (e cheia de diminutivos) que muitos autores usam para contar histórias a crianças, a história contada ajusta-se bem à dimensão do texto, enfim, é uma história boazinha. Em mais do que um sentido.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.