sábado, 14 de dezembro de 2019

Marcelina Gama Leandro: Carvalho-e-Velho

Um conto com o título de Carvalho-e-Velho (bibliografia) seria bastante surpreendente se não andasse pelas veredas do fantástico, fantasia ou horror rurais. E Marcelina Gama Leandro entrega precisamente o que o título faz esperar: uma história de horror rural, razoavelmente bem escrita e melhor concebida, sobre um miúdo que, pela inteligência, solidariedade e coragem, se destaca na aldeia, e o seu irmão. Ou então sobre um segredo tenebroso.

Esta é daquelas histórias construídas por forma a sugerir mais do que revelar, e consegue fazê-lo bastante bem. Quase tudo fica indicado por meias palavras, com uma subtileza que, muito francamente, não esperava encontrar neste livro. O ambiente está bem caracterizado, as personagens, embora pouco desenvolvidas como seria inevitável numa história deste tamanho, são credíveis, e não há aqui aquela sensação de que tudo foi apressado para caber no espaço disponível, que tantas vezes tem surgido nas histórias anteriores. Este conto consegue chegar ao patamar do bom.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.