segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Luís Miguel dos Santos Teixeira: Esboços da Realidade

E da ficção científica, mesmo que impura, saltamos para o horror pelas mãos de mais um nome comprido: Luís Miguel dos Santos Teixeira. E o resultado é razoável. Esboços da Realidade (bibliografia) tem como protagonista uma família mergulhada em problemas devido a um filho doente, a uma mãe que abandona o emprego para cuidar do miúdo e a um pai que é forçado a trabalhar pelos dois, e como principal qualidade a de a história que pretende contar se ajustar bem à extensão do texto em que a conta. Não perfeitamente, mas bem.

O principal problema deste conto é tornar-se demasiado previsível demasiado depressa. Assim que aparece na história uma segunda mulher, torna-se óbvio que de uma forma ou de outra vai ser ela a causar um desfecho trágico qualquer... e ela aparece logo no início da segunda página. E assim o crescendo emocional que o autor pretende alcançar não acontece, e quando o desfecho surge aparece sem sombra do impacto que devia ter.

Mas apesar disso é um conto com o seu interesse e razoavelmente bem escrito. Um conto razoável, portanto.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.