quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Steve Rasnic Tem: Denegare Spasticus

A doença que o Dr. Steve Rasnic Tem nos apresenta está ligada à tenra idade e vai-se logo percebendo qual é assim que se traduz o nome latino, Denegare Spasticus (bibliografia) para o seu equivalente português, Síndrome da Negação Espasmódica. Com efeito, os pacientes negam violentamente com a cabeça (e com a voz, também) qualquer coisa que se recusam a aceitar, durante períodos demorados, e a enfermidade não tem cura.

É mais um textozinho divertido, mas que não me parece tão bom como alguns dos outros principalmente por um motivo: não consegue propriamente contar uma história. Alguns destes autores pegam na ideia da doença e esboçam a rápidas pinceladas histórias razoavelmente sólidas sobre o seu aparecimento e evolução, ou sobre a sua descoberta; outros, e Tem inclui-se neste grupo, pouco saem da descrição pseudoclínica, e isso, para mim, torna as suas histórias menos interessantes. Esta tem uns pozinhos de crítica social, mais uns pozinhos de nostalgia de infância, mas muito pouco aprofundados, uns e outros. E isso torna-a esquecível.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.