domingo, 16 de agosto de 2020

Brian Evenson: Suplemento de Worsley

É curioso constatar com que frequência os autores destas doenças/histórias decidiram incluir nos seus textos elementos que indiquem a probabilidade de os próprios médicos que descrevem as doenças, ou então aquele que lê as suas descrições, estarem afetados por elas. É razoavelmente elevada, em especial quando se soma às sugestões puramente textuais outras que dependem de determinadas características de design e paginação do livro. Este Suplemento de Worsley (bibliografia) é uma destas últimas histórias.

E quando falo de história, neste caso, estou mesmo a falar de uma história, pois Brian Evenson é daqueles autores que não se limitaram a descrever a doença e conta mesmo uma história enquanto o faz. A doença, aparentemente contagiosa, consiste na sensação de que há sempre mais um item num grupo de itens, os quais podem ser praticamente qualquer coisa. Se Fulano tem cinco moedas na carteira, tem a sensação de ter seis, mesmo depois de retirar de lá todas as cinco, e é fácil perder o controlo às coisas fantasmagóricas que julga existir.

Depois temos o design do livro a ajudar ao efeito. É que todos os títulos (todas estas histórias-doenças têm vários: o título propriamente dito e também os títulos de secções internas sobre sintomas, tratamento, história, etc.) aparecem em duplicado. Ou será que a explicação é outra, os títulos são na realidade únicos e é o leitor que sofre da doença? Hm? E esta?

Seja como for, doente ou não, este leitor gostou desta história.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.