sábado, 29 de agosto de 2020

Eric Schaller: Reminiscências

Continuando nas Reminiscências (bibliografia), Eric Schaller apresenta uma variação que mais adiante outra autora irá também usar: apresentar não uma "reminiscência pessoal" em que os próprios autores fazem papel de médicos (bem, isso fazem todos) com memórias de um contacto pessoal e sempre peculiar com o Thackery T. Lambshead, mas uma história sobre Lambshead que lhe terá sido contada por outra pessoa.

No caso, essa pessoa terceira é uma tal Dra. Xue-Chu Wang e a reminiscência que conta é uma história de infância em que ela teria adoecido com uma misteriosa doença e sido por isso visitada em casa pelo dr. Lambshead. Perdão: exprimi-me mal. Não foi pelo dr. Lambshead que foi visitada, mas por três homens (ou dois homens e um rapaz), bastante diferentes uns dos outros, que se identificaram, todos eles, como Dr. Lambshead.

Esta é uma história divertida, que subverte de certa forma toda a base deste livro porque torna incerta a identidade do Dr. Lambshead. É nisso e nos estapafúrdios tratamentos receitados pelos Lambsheads (ou pelos dois que têm oportunidade de os receitar visto que o terceiro leva com a porta na cara) que se encontra a maior parte do seu fantástico, pois a doença em si, que está na origem do episódio, parece pouco mais ser que uma enfermidade razoavelmente benigna que se limita a encher o paciente de borbulhas acompanhadas por febre.

É, portanto, um conto com mais humor que fantástico, mas bastante bem feito.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.