terça-feira, 18 de agosto de 2020

Villiers de l'Isle Adam: Vera

Saí bem impressionado da minha experiência anterior com a prosa de Villiers de l'Isle Adam, mas não posso dizer o mesmo desta. Não que o conto seja mau. Longe disso, até: é um conto muito bem escrito e muito bem concebido, que de certeza fará as delícias de muitos leitores. O problema é outro: a minha relação difícil com o romantismo literário.

Sim, porque este Vera (bibliografia) é um conto romântico até à medula. Protagonizado por um conde que perde a mulher e se recusa a aceitar a perda, relata a forma como ele mantém o fantasma da morta a viver consigo durante um ano como se ela estivesse viva. Sim, o conto está bem escrito. Mas os arrebatamentos de paixão e os sentimentalismos exagerados repelem-me com grande eficácia, e tudo isso existe aqui com bastante abundância.

Não foi conto que me deixasse saudades, este.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.