sábado, 1 de agosto de 2020

António Bettencourt Viana: Os Suspeitos do Costume

Na página de rosto de cada um dos contos reunidos neste livro, António Bettencourt Viana decidiu não colocar apenas o título, como se faz em muitas compilações semelhantes, mas identificar o género em que na sua opinião cada texto se integra. Sobre este Os Suspeitos do Costume (bibliografia), escreve que é um "miniconto policial e de ficção científica". Mas engana-se, pois este texto (que também não é um miniconto segundo a definição mais comum, mas sim uma vinheta) nada tem de ficção científica. É apenas um continho de dedução policial. Não propriamente um whodunit, mas um "whodidntdoit", por assim dizer.

Bastante sumário, apenas com duas páginas incompletas, o conto relata como um padre prova que o seu sacristão, larápio arrependido — por isso mesmo "suspeito do costume" — que se vê na mira da polícia por causa de um assalto a um japonês, não é culpado mas inocente. Fá-lo com o recurso a factos astronómicos da mesma índole dos que Viana usa no texto não ficcional sobre o conto do Eça que incluiu neste livro; um jogo de sombras em fotografias, que define a hora em que estas são tiradas. Nada que nunca tenhamos visto em dezenas de séries policiais, e nem é preciso chegar-se à sofisticação científica dos CSIs. E como literariamente o conto também não é grande coisa, parece-me que poderia, com vantagem, ter ficado de fora desta compilação, uma vez que não lhe acrescenta nada em termos literários e é um corpo estranho entre os contos de FC que aqui se podem encontrar.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.