domingo, 16 de agosto de 2020

Leiturtugas #68

Estavam avisados de que esta semana iam chegar mais Leiturtugas, e aqui estão elas, pontualmente como deve ser. E foram bué. Termo técnico.

As primeiras chegaram pela mão da Carla Ribeiro, que se pôs a ler e a comentar BD portuguesa, especificamente a antologia Raízes dos autores do The Lisbon Studio, publicada já este ano pela G Floy. Sendo BD, claro, conta como sem FC, pelo que a Carla passa a 1c3s.

Depois apareceu o Artur Coelho, também com uma opinião sobre uma obra de BD portuguesa. No caso do Artur trata-se de um álbum de BD histórica de José Ruy, intitulado As Viagens de Porto Bomvento e publicado há década e meia pela Asa, e a opinião do Artur é daquelas muito curtas, mais desenvolvidas noutro sítio.

Mas o Artur não se ficou por aqui e no dia seguinte publicou outra opinião, desta feita sobre A Invasão dos Marcianos. Como? O que raio faz H. G. Wells nas Leiturtugas? Deixou de ser bife e virou tuga, querem ver? Não. Mas Matos Maia adaptou a emissão radiofónica de Orson Welles para a realidade portuguesa e o Artur esteve a ler o guião dessa adaptação, que está online no site Clássicos da Rádio. Ou seja: o Artur leu e comentou uma obra com FC e outra sem, pelo que passa a 5c7s e está mesmo quase a cumprir os mínimos de 2020.

No mesmo dia dos marcianos do Artur, saiu também uma opinião minha sobre uma coletânea de contos de FC com um punhado de outras coisas à mistura. Intitulada Histórias de Espantar e publicada há já mais de uma década pela Nova Vega, é de autoria do António Bettencourt Viana e naturalmente conta como com FC, pelo que eu subo a 3c3s.

E ainda no mesmo dia dos marcianos do Artur e das minhas histórias de espantar, também a Cristina Alves publicou mais uma opinião sobre BD portuguesa. Não sobre uma publicação, mas sobre duas, ainda que não tenha falado individualmente sobre cada uma delas mas coletivamente sobre ambas: os números 2 e 3 de Beep Boop, de Daniel da Silva Lopes. Uma edição da Gorila Sentado que põe a Cristina com 3c9s.

E parece ter sido só isto. Só é força de expressão. Haverá mais para a semana? É possível, mas desta vez não tenho nada na calha. Ficará com o resto da malta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.