As Reminiscências (bibliografia) de Jeffrey Thomas inserem-se na linhagem das histórias de exploração pelo homem branco de paragens exóticas. Muitas das histórias dessa linhagem contêm um elemento fantástico forte, e esta, como é óbvio, não é exceção.
Desenrola-se a história algures na floresta equatoriana, para onde o Dr. Thackery teria viajado em companhia do Dr. Thomas a fim de estudar a forma como uma tribo local encolhe as cabeças dos inimigos. E também boatos sobre proezas médicas executadas por uma fação separatista e violenta dessa tribo. O enredo segue o caminho previsível: os exploradores embrenham-se na floresta, entram em confronto com os elementos esquivos da tribo e acabam por aprender o segredo. Nada de especial... a não ser o segredo ser bastante interessante em si mesmo.
Sim, vai haver spoilers. Os alérgicos podem ir embora, que não fornecemos anti-histamínicos.
O que eles descobrem são cabeças penduradas em árvores. Não cabeças mortas e a apodrecer, não cabeças encolhidas. Mas cabeças vivas, ou pelo menos semivivas, apesar de terem sido separadas dos corpos respetivos. Mais: cabeças capazes de falar. E o que elas dizem são visões do futuro.
É uma ideia bastante interessante, esta. E dava pano para muitas mangas, ao ponto de chegar a ser pena que as limitações do projeto que lhe deu origem não tenham permitido explorar essas mangas. Talvez um dia Thomas o faça. Acontece com alguma frequência, como temos visto.
Textos anteriores deste livro:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de abusadores. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.