sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Mário Cláudio: As Chagas

Embora o facto não esteja indicado no livro, este As Chagas também é um excerto de um romance, provavelmente o seu início. Aliás, o romance nem sequer vem mencionado na nota que precede o texto e onde se faz uma breve apresentação do autor e da sua obra, como acontece em todos estes textos. Estranhas omissões... Está certo que Mário Cláudio tem uma obra vasta, mas se extraem um excerto de um romance parece-me bizarro que não façam a mais pequena menção a esse romance. Ela aqui fica: As Chagas é um excerto, e possivelmente o início, do romance Peregrinação de Barnabé das Índias.

Trata-se de um romance histórico, o que fica imediatamente bem claro com o texto que aqui vem publicado. Barnabé, o protagonista, é um jovem cristão-novo oriundo de Lamego que vem para Lisboa cumprir uma tarefa mas, por azares e ingenuidades de provinciano na cidade grande, cai numa vida de crime e pobreza. Em As Chagas é só isso que se encontra: os motivos da queda, uma apresentação razoavelmente detalhada da personagem e do seu ambiente e algumas peripécias; no romance, ao que parece, ele acaba por embarcar para a Índia na armada de Vasco da Gama.

Funciona como conto? Não, não funciona. De facto, foi por não funcionar que desconfiei que deveria ser apenas um excerto e fui à procura da informação complementar que este livro não fornece. Mas funciona no despertar de curiosidade pelo romance, porque o protagonista é interessante, o ambiente está muito bem recriado e tudo está tão bem escrito como seria de esperar. É um bom texto, este. Deixa na boca algum sabor a pouco, mas é bom.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.