sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Mário-Henrique Leiria: Casos de Direito Galático - 5

Cá estamos perante o último caso de direito galático, tão invulgar que nem tem designação própria (as quais tenho usado como títulos, restando-me neste caso recorrer apenas à numeração), o Casos de Direito Galático - 5 (bibliografia). Nele, Mário-Henrique Leiria continua a criar extraterrestres verdadeiramente extraterrestres, com lógicas (e leis) tão próprias que se tornam perfeitamente absurdas para os nossos cérebros primatas. Neste caso, temos um ET que apresenta queixa contra uns comerciantes alienígenas (não só para nós; para ele também) que ameaçam deixá-lo rico. Que não pode ser. Que isso o levará inevitavelmente à miséria.

É que, segundo a legislação do seu povo, as doações têm de ser sempre devolvidas com uma margem de lucro razoável para o doador. Absurdo? Para nós, sim, mas quem poderá imaginar que espécie de raciocínio se desenvolverá num cérebro alienígena? Para eles, pelos vistos, faz todo o sentido, o que, também pelos vistos, está a ser explorado por quem lhe quer impingir as coisas. Daí a queixa. O pobre vê a generosidade como vigarice, e provavelmente com toda a razão.

E no fim, o caso é resolvido com o máximo de prejuízo, como diria alguém. O que, de resto, motiva a questão aos estudantes de direito galático: seria justificada a ação das autoridades?

É mais um ótimo conto de FC do Mário-Henrique Leiria, sim senhores. Ele tem poucos, pouquíssimos, mas os que tem são quase todos bastante bons. O que deixa um saborzinho amargo quando se pensa no que ele poderia ter conseguido fazer se se tivesse dedicado mais frequentemente a esta arte.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.