quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Irmãos Grimm: A Bela Catarinela e Pim Pam Pum

Pim Pam Pum quer casar com a Bela Catarinela, nesta lengalenga apropriadamente intitulada A Bela Catarinela e Pim Pam Pum. E para isso vai correndo toda a família a pedir autorização até chegar à própria. E é isso, esta historinha que não me parece ter sido nada alterada pelos Irmãos Grimm. E disso não passa.

Confesso que detesto lengalengas. Nem sempre detestei: tempos houve em que soube até uma de cor (a do macaco do rabo cortado), mas nessa época tinha pouco mais de metade da altura que tenho agora e rapidamente o divertimento que as intermináveis repetições me causavam se transformou em tédio e depois em irritação. Aconteceu mais ou menos na mesma altura em que me apaixonei por histórias mais complexas, o que basicamente quis dizer Júlio Verne. Lá pelos sete ou oito anos.

Portanto não, também não gostei desta. Os nomes têm a sua graça (bem conservada pela tradutora)? Têm. Mas há muitos, muitos anos que isso não me chega.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.