segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Irmãos Grimm: Os Quatro Irmãos Arteiros

Ao contrário do que é padrão nestas histórias, não temos aqui três irmãos (ou, ocasionalmente, sete), mas sim quatro. E é pouco mais que isso o que esta história, que os Irmãos Grimm parecem ter alterado pouco, tem de original.

Os Quatro Irmãos Arteiros é mais uma daquelas histórias em que um grupo de pessoas pobres parte mundo fora para tentar ganhar a vida ou, como neste caso, aprender um ofício. E conseguem fazê-lo de forma prodigiosa, ou não estivéssemos no reino das histórias de encantar. Um torna-se astrónomo, outro ladrão, um terceiro é caçador e o quarto alfaiate. E, juntos, não há nada que não consigam fazer.

Exceto casar-se com uma princesa, aparentemente. Como tão valoroso é um como o outro, e como todos desejam o matrimónio real, a coisa acabaria em discussão (e em destruição mútua, talvez) se não acabassem por abdicar da princesa. Em troca de meio reino cada um, atenção, o que não é nada mau.

Também o conto não é mau. É certo que não tem grande originalidade, mas sempre tem alguma: o facto de eles serem quatro é invulgar, o acordo final também o é, e há mais dois ou três pormenores lá no miolo que não se encontram noutras histórias. Mas o grosso do conto é reutilizado. Mais uma vez, a leitura desta história seria mais agradável sem ter todas as outras em volta a deixar tão evidente o seu caráter remastigado. E também isto é ideia repetida, eu sei.

Mea culpa.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.