Contos tradicionais com títulos em que apareçam raposas são quase invariavelmente fábulas, nas quais a raposa surge como criatura astuta e matreira. E este A Raposa e o Cavalo, conto que, uma vez mais, não parece ter sido muito alterado pelos Irmãos Grimm, não é exceção.
É também um dos muitos contos em que alguma personagem tem de demonstrar o seu valor. Aqui, essa personagem é um velho cavalo de que o dono já não precisa mas mesmo assim encarrega de lhe trazer um leão, dizendo que se for capaz de o fazer ainda lhe poderá ser útil. E o cavalo lá parte, triste com a ingratidão do mundo, achando que tentar procurar um leão para levar ao dono equivale a uma sentença de morte. Acaba, claro, por ser a raposa quem arranja a solução, fazendo com que tudo termine em bem.
Este está longe de ser dos contos mais interessantes do livro mas não é mau.
Contos anteriores deste livro:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de abusadores. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.