quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Jeffrey S. VanderMeer: Assimilação de Tian Shan-Góbi

Não li (ainda) a trilogia Área X mas já li e ouvi falar bastante sobre ela. E não me surpreenderia, tendo em conta o que li e ouvi, que as suas raízes estivessem pelo menos parcialmente na Assimilação de Tian Shan-Góbi (bibliografia), uma terrível doença aqui descrita por Jeff VanderMeer... digo... pelo Dr. Jeffrey S. VanderMeer.

Trata-se, claro, da descrição de uma terrível doença que o Dr. VanderMeer terá encontrado algures na China. Uma infestação por um conjunto diversificado de espécies de fungos parasitas, os quais substituem as funções vitais do hospedeiro de uma forma tão perfeita que quando a doença é detetada é tarde demais, e da vítima já só existe um fantasma.

Ficção científica? Podem apostar. E da boa, misturada com terror, porque a coisa é simultaneamente credível, terrível, verosímil e está muito bem escrita. Um ótimo conto pseudofactual, que apesar de o ser não deixa de ter enredo e constituir uma história com princípio, meio e fim.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.