segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Fernando Esteves Pinto (org.): 7 Contos Ilustr.s (#leiturtugas)

Eu às vezes chateio-me um bocado, confesso, por deixar de lado livros que me apetece ler, de que tenho uma certeza razoável de que vou gostar, para ler coisas que me despertam outras curiosidades e são incógnitas absolutas ou quase. Sou um leitor aventureiro, suponho, pois ando sempre a petiscar coisas desconhecidas, e com isso tenho apanhado valentes banhadas e tenho deixado de ler coisas que me chegam repletas de boas referências. Às vezes chateio-me um bocado com isso. Mas depois aparecem-me livros como este e compensa.

Não que esta antologia seja particularmente boa. Mas 7 Contos Ilustr.s (bibliografia) tem várias características que fizeram com que valesse plenamente a leitura. Para começar, é praticamente uma antologia de literatura algarvia, pois no grupo reunido por Fernando Esteves Pinto, o organizador, ele próprio algarvio, só um autor não o é também. Em segundo lugar, é praticamente uma antologia de literatura fantástica, sem que esse facto seja alardeado, visto que dos sete contos só dois não têm ligações ao género. E ainda por cima em vários essas duas qualidades cruzam-se, ora através da ambientação dos contos no Algarve, ora por via do recurso a lendas algarvias, como no caso da história de Fernando Pessanha.

Mas como poucas coisas me dão mais prazer do que encontrar ficção científica em lugares inesperados, o facto de esta antologia conter FC foi uma das coisas que me fez dar por mais bem empregue o tempo gasto na leitura.

Além disso, há aqui contos bons. Nenhum é muito bom, e a maioria não ultrapassa o mediano, mas há contos bons e não há contos maus, mesmo que um ou dois sejam mais fracos. O resultado é o nível geral da antologia ser bastante razoável. Destaco dois como os que mais me agradaram: Os Romanos e O Sétimo Céu e as Meninas de Tânger. Mais motivos para a leitura ter valido a pena.

E depois há a razão do título ser 7 Contos Ilustr.s e não apenas 7 Contos. É que todos os contos estão profusamente ilustrados, por ilustradores que, na sua maioria também são algarvios ou radicados no Algarve. De facto, talvez seja mais adequado falar em sete equipas de escritor/ilustrador, pois a cada ilustrador foi atribuído um conto, tendo produzido várias ilustrações para o acompanhar — entre 4 e 8, o que faz com que além dos contos propriamente ditos este livro seja também enriquecido com cerca de quatro dezenas de ilustrações de página inteira. Para um livro de 133 páginas, número que inclui também as pequenas biografias de todos os intervenientes, é bastante.

Em suma: esta foi uma antologia que achei francamente interessante.

Eis o que achei de cada conto:
Este livro foi comprado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.