domingo, 10 de novembro de 2019

Vários: Histórias de Fantasmas

Ignoro por que razão a 11-17 achou que não valia a pena dar crédito a quem de direito pela responsabilidade pela seleção destas Histórias de Fantasmas (bibliografia), mas parece-me má ideia, por vários motivos. Um deles é eu não poder agora dar os parabéns à pessoa responsável. É que o resultado foi uma escolha bastante interessante, variada e, apesar de o livro conter alguns clássicos, em boa medida não óbvia, e apetecia-me mesmo parabenizar alguém.

Poderão achar que esse problema se resolve parabenizando a 11-17. Mas enganam-se, porque se a seleção dos contos é bastante boa, outros aspetos deste livro são tão deficientes que fazem com que o todo da edição não mereça parabéns. Há falhas gritantes de revisão, especialmente em alguns contos, com palavras desaparecidas, frases que não fazem sentido, vírgulas e pontos fora do lugar. Há falhas de impressão, concentradas no conto da Charlotte Perkins Gilman, que fazem com que páginas inteiras se tornem difíceis de ler porque as letras ficaram como que desfocadas, atacadas de miopia. E há outras falhas menores, espalhadas aqui e ali. Portanto eu queria parabenizar especificamente quem escolheu as histórias, coisa que não posso fazer. A ausência dessa informação é tão gritante como seria a ausência de informação sobre um tradutor ou um autor, pois o antologista também é de certa forma um autor.

Em todo o caso, falhas à parte, este livrinho é um bom livrinho. Não contém nenhum conto mau e contém pelo menos dois, O Papel de Parede Amarelo e Mais Tarde que são bastante bons. Também contém bastante mais humor — e um humor de boa qualidade, ainda por cima — do que o tema levaria a esperar. E até contém um conto de ficção científica, coisa de que eu não estava mesmo nada à espera. O tema é abordado de forma irreverente, e isso melhora o resultado, tornando-o mais variado. E, de passagem, fazendo com que a leitura fique mais interessante.

Sim, apesar das falhas da edição esta é leitura que vale a pena. Aprovado.

Eis o que achei de cada um dos contos presentes no volume:
Este livro foi comprado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.