quinta-feira, 7 de novembro de 2019

E. Nesbit: O Quarto 17

A minha forma razoavelmente caótica de ir saltitando de livro em livro, e um certo pendor para a coincidência que as minhas leituras mostram de vez em quando, têm destas coisas. Apenas dias depois de ler uma história cujo protagonista é um caixeiro-viajante, A Transformação, eis que deparo com outra onde todas as personagens têm essa mesma profissão.

O Quarto 17 (bibliografia) é um quarto de um certo hotel frequentado por caixeiros-viajantes. Estes, quando ficam lá alojados, tendem a juntar-se à conversa na sala de estar, e o que E. Nesbit nos conta é uma dessas conversas. Uma conversa sobre fantasmas, claro, de contrário pouco sentido faria o conto estar nesta antologia.

Trata-se de um daqueles contos, muito clássicos, em que não é propriamente contada uma história de fantasmas, mas sim uma história sobre um grupo de pessoas em que alguém conta uma história de fantasmas. Ou de horror, em geral. Neste caso, é a história de um quarto mal-assombrado num hotel frequentado por caixeiros-viajantes, onde se sucedem mortes misteriosas. Mas no fim, a história tem uma reviravolta que a coloca plenamente no âmbito da definição de fantástico de Todorov: será verdade? Não será?

Este é um conto bem contado e eficaz, ainda que não seja tão surpreendente nem divertido como alguns dos anteriores. Mas fecha bem esta antologia.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.