terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Flávio Moutinho: Enteropatia Sílico-Láctea do Recém-Nascido

Outro conto que nos chega do Brasil, esta Enteropatia Sílico-Láctea do Recém-Nascido (bibliografia) cai bastante mais para o lado dos pseudofactuais do que dos contos que contam histórias, pelo que já deverão estar a prever que não me agradou muito. Flávio Moutinho escreve de forma credível, ou seja, a sua prosa é seca e objetiva, perfeitamente credível como texto científico. O que também implica que é basicamente uma prosa séria, sem ironias de monta no correr da prosa, ainda que a situação em si, a doença descrita, seja bastante irónica.

Trata-se de uma deficiência alimentar causada pelos implantes mamários de silicone. E Moutinho descreve-a de uma forma que quase poderia levar o leitor a acreditar tratar-se de uma doença real. Ponto para ele, pois foi claramente isso o que quis fazer, e quando se faz o que se pretende ganha-se sempre uns pontinhos. Mas eu, que não costumo gostar muito de pseudofactuais puros, saí algo insatisfeito da leitura. É um bom conto, mas não me agradou muito.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.