domingo, 13 de dezembro de 2020

Guilherme Solari: Egofobia

E do Brasil chega outro autor que também penetrou perfeitamente no espírito da coisa, trazendo-nos uma doença notável, invulgar, por aí fora. A Egofobia (bibliografia) é, como o nome indica, uma repulsa patológica por si mesmo, e Guilherme Solari não só descreve a doença com graça e imaginação como nos oferece uma história-mesmo-história e cria para si mesmo uma personagem.

Sim, que o Dr. Solari é daqueles charlatães convictos que, em pleno século XX, ainda receitam sangrias e outros "tratamentos" medievais como cura para as doenças que "tratam". O autor, claro, troça deste género de vendedor da banha da cobra, que ainda existe em grande número um pouco por todo o lado, ainda que os tratamentos que prescrevem sejam agora mais subtilmente ineficazes ou prejudiciais.

Quanto à doença, é como se disse uma repulsa extrema por si mesmo, que leva os afetados a fazer todos os possíveis por evitar qualquer toque no seu corpo, qualquer vislumbre de si mesmos, qualquer cheiro, qualquer som, qualquer coisa que os relembre da sua própria existência, e a fugir tentando em pânico escapar de si, acabando por minguar até desaparecer. Tudo isto é descrito de uma forma geral bem e interessantemente, com exemplos bem achados de pessoas afetadas, e com a história do bandeirante Augusto Tabajara Alcântara Machado a dar mais corpo ao texto. Aprovado.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.